Mais um para a colecção

Novo no fórum? apresenta-te aos restantes membros!
Só têm acesso aos restantes tópicos após registo aprovado pelo administrador.

Moderadores: mauricio, jfbb, Marinho

Mais um para a colecção

Mensagempor Ganso » 13 Fev 2006, 16:44

Olá a todos... Sou o "Ganso", tenho 26 anos.

Tenho uma FZS 600 Fazer de 2001 e antes desta, só mesmo aceleras 50 cc

Mas, FINALMENTE, vou realizar o meu sonho: Ter uma FJR

Vou comprar uma no final de Março. Já tenho tempo (€) para mudar de mota, pois estive muito tempo a juntar algum para realizar um sonho.

Não sabia que existia este forum (apenas o FJR owners, internacional), mas como estou inscrito em alguns fóruns, pesquisei na net e lá achei aqui a minha nova "casa".
Inscrevi-me já (cerca de 2 meses antes de ter a minha nova menina de 2 rodas) para ir tirando dúvidas, aprendendo e conhecendo pessoal com a mesma mota.

E principalmente, o meu motivo para me ter já inscrito, é o facto de estar com uma grande duvida relacionada com esta mota.

Compro com ou sem ABS???? É que sinceramente, eu nunca andei numa mota com ABS e não sei quais as vantagens.
Eu vou andar com ela todos os dias em cidade (para trabalho), mas aos fins-de-semana, quase sempre, vou para o Algarve ou Porto. E 2 vezes por ano, vou dar um giro até Espanha (agora com a FJR deve ser para mais longe).

O que me aconselham? É que a voltinha que os stands deixam-me andar numa FJR ABS, não deve ser o suficiente para saber isso.

Um abração a todos
"GANSO"-ave palmíde, corpulenta, com espécies e variedades diferentes (domésticas e bravas), !
"GOOSE"-(pl.geese)water-bird larger than a duck; its flesh as food!
Avatar do utilizador
Ganso
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 817
Registado: 13 Fev 2006, 16:32
Localização: Amadora

Mensagempor ClaudioFJR1300 » 13 Fev 2006, 20:37

Oha que a malta decidiu aparecer. :D

Seja bem vindo Ganso.

Abraços e boas curvas
'a emoção de pilotar pode ser tanto maior e mais legítima quanto mais clara a consciência dos seus riscos e limites'
ImagemImagem
Avatar do utilizador
ClaudioFJR1300
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1748
Registado: 14 Jun 2005, 22:58
Localização: Cascais

Mensagempor cabanas46 » 13 Fev 2006, 22:46

Boas!!!!!!!!!!!! :D

Acho que fazes muito bem pela troca, a FJ é a melhor mota do mundo e arredores....... :lol:

A minha é sem ABS, não sinto a necessidade dele (espero não precisar), mas se tiveres a pensar comprar a de 2006 esta vem equipada de origem com ele!!!!
cabanas46
 

Mensagempor Joao_Calado » 13 Fev 2006, 23:16

Bem vindo, Ganso!

Em relação ao ABS, eu sou de opinião que é bastante útil pois ajuda a estabilizar a travagem e especialmente no caso da FJR
em que a potencia das pinças leva facilmente ao bloqueio da roda traseira.
Outro caso em que se torna útil é o de andares com ela durante todo o ano, particularmente no inverno com piso menos aderente e em travagens de emergência.
Saudações
João Calado
http://www.joaocalado.net
Imagem
Avatar do utilizador
Joao_Calado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1131
Registado: 19 Jun 2005, 04:29
Localização: Ericeira

Mensagempor Ganso » 14 Fev 2006, 09:20

cabanas46 Escreveu:...mas se tiveres a pensar comprar a de 2006 esta vem equipada de origem com ele!!!!


Penso que é opcional. Tenho andado a correr todos os stands Yamaha a ver qual deles me dá mais pela Fazer que vou dar à troca, e há sempre as 2 opções.

Sem ABS (aproximadamente 13700.00€) e com ABS (aproximadamente 14700.00€). E num stand, ainda me disseram que podia encomendar a Automática de Espanha. Automática? :shock:

Bem, tenho cerca de 2 meses para contar trocos e para me decidir. Mas, pelo que disse o Joao_Calado, acho que irei optar pela com ABS!
"GANSO"-ave palmíde, corpulenta, com espécies e variedades diferentes (domésticas e bravas), !
"GOOSE"-(pl.geese)water-bird larger than a duck; its flesh as food!
Avatar do utilizador
Ganso
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 817
Registado: 13 Fev 2006, 16:32
Localização: Amadora

Mensagempor tiagobernardo » 14 Fev 2006, 12:57

Viva! Bem-vindo ao clube!
Quando em final de 2003 decidi comprar a FJR na altura procurei negócios desta mota em segunda mão, mas dado ser uma mota recente não encontrei nada que me agradasse. Os modelos anteriores não dispunham da opção de ABS.
Dadas as circunstâncias, optei então por comprar nova, e neste caso nem coloquei a hipótese de ser sem ABS.
Pode ser apenas uma questão psicológica, mas saber que se dispõe deste sistema em caso de emergência é mais tranquilizante.
Não posso garantir com certeza, mas quando tive o acidente, em que fui bater na traseira de um carro, caso a mota não tivesse ABS, _talvez_ em vez de ir bater direitinho e já com menor velocidade na traseira do carro, poderia ter ido a deslizar pelo chão, por o pneu da frente não ter agarrado, e as consequências poderiam ter sido muito piores.
Sempre são 1000 Euricos mas julgo que compensa.

O automático a que se referem é o novo sistema que pode equipar a nova versão de 2006, e que pelos vistos é opcional, em que não é necessária a utilização manual da embraiagem para mudar a mudança engrenada. Este sistema pode ser desactivado permitindo a utilização manual normal.

Uma das coisas que gosto no modelo de 2006 é o facto da mudança engrenada ser mostrada no painel de instrumentos. Acabam-se assim as tentativas de meter a 5ª quando já se está em 5ª. :)

Acessórios obrigatórios comprar imediatamente após a compra da mota: COGUMELOS!
Vais ver que a mota a manobrar quase parada é um bocadinho pesada e azares acontece. Olha como no último Domingo no Cabo Espichel quando estava para me vir embora e passei com a roda da frente por cima de um calhau de todo o tamanho que a frente até saltou e estava a ver que ia ao chão. O Rui Braz presenciou a peripécia.

Boas curvas,
Tiago Bernardo
Avatar do utilizador
tiagobernardo
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 154
Registado: 18 Jun 2005, 23:23
Localização: Lisboa / Setúbal

Mensagempor João Morgado » 16 Fev 2006, 11:42

Sê bem vindo Ganso.
Na tua duvida em relação ao ABS, também sou da opinião que deverias comprar com ABS porque tem-se uma maior segurança na travagem.
Pelo menos enquanto não avariar... Uma das situações em que me sinto mais seguro com o ABS (mas com esta mota ainda não me conteceu) é quando os peões estao a atravessar nas passadeiras. Já me aconteceu (e penso que já deve ter acontecido com todos) foi não dar passagem a um peão porque se travasse para parar a tempo ia bloquear e podia-se embrulhar tudo...
Acho que é uma coisa que até deveria vir de origem.

Cumprimentos
Avatar do utilizador
João Morgado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1421
Registado: 03 Fev 2006, 18:23
Localização: JANAS / SINTRA


Voltar para Apresentação e Boas-Vindas

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 156 visitantes