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Mensagempor VascoS » 13 Nov 2007, 15:06

Ola a todos!

Aqui mais um potencial dono de uma FJR. Não vos vou aborrecer com a história da minha vida como motociclista, só que neste momento quero voltar a ter uma mota “faz-tudo” com malas. A minha principal escolha seria a Triumph Spring ST, que é vendida por 11.700euros já com malas! O resto não me cativa muito (a VFR é cara… e não gosto do V4..) talvez a Yamaha FZ1S que é interessante (faltam as malas/top-case)
Bom só recentemente me lembrei “eh pah e a FJR??” tenho lido alguma coisa sobre a mota e estou interessado! Mesmo não sendo um devorador de km (ando nos 6000-7000 anuais) mas a FJR parece que dá para tudo, já me sentei numa e… muito fixe!! Pensava que fosse um barco tipo Pan mas não, é mais tipo lancha de pesca desportiva :-)

Então assim de repente as minhas perguntas são:

Probleminhas pequenos que a mota possa ter?? já li sobre os tensores… mais alguma coisa??
Alguém assim mais alto (eu tenho 1.85m) tem queixas de turbulência na mota?? É que a única mota mais turística que experimentei foi a Varadero e, não estou a exagerar, foi a mota com pior aerodinâmica que andei! O vidro alto causava uma turbulência e barulho no capacete incríveis, isto a 80kmh. Nem sei como conseguem viajar naquilo, na minha mota é BEM mais confortável porque embora se leve com mais vento, este é um fluxo constante e suave. Como é então atrás do vidro da FJR?? Já agora dá algum jeito ter aquilo regulável?? Ou o vidro mete-se uma vez na posição que mais se gosta e não se mexe mais??
Quanto custa a top-case da Yamaha?? É cara?? Gostava de saber porque a Yamaha não aconselha andar com 3 malas… houve problemas com os sub-quadros como na Hayabusa??
Que tal a assistência Yamaha hoje em dia??, tenho ideia que está BEEEM melhor do que há uns 10 anos atrás quando tinha a DTR. Não há queixas de maior dos stands ou há algum que seja mesmo melhor?? Eu preferia a Motopeças porque moro perto e dava jeito para deixar a mota nas revisões sem ter que pedir boleias.

Ufa para já não chateio mais :-)

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Mensagempor ClaudioFJR1300 » 13 Nov 2007, 16:12

Boas.

Antes de tudo seja bem vindo Vasco. Penso que está no caminho certo, a fazer um estudo antes de decidir pela compra deste ou daquele produto. Como o nosso produto é a FJR vieste ao sitio certo. Daqui surgirão várias opiniões que contribuirão para tomares a decisão mais acertada.

Sendo dono de uma com quase 90.000 kms, vou tentar responder as questões pelas quais tive experiência:

a) Probleminhas pequenos que a mota possa ter??

Como todo e qualquer meio de transporte é passivel de problemas mecânicos, mas a FJR prima pela qualidade que tem presente.

Tensor - A substiuição dos tensores pode muito bem ocorrer por volta dos 50.000 kms como também por volta dos 30.000 kms (meu caso). De qq forma, é observar e quando surgir o famoso "ticking" questionar ao mecânico (ou a nós) se já não será altura de o substituir.

TPS - Alguns modelos apresentaram problemas no TPS pois a moto ia abaixo em baixas rotações. Nos novos modelos, até a data não ouvi nenhum comentário a respeito. Na minha, troquei aos 70.000 kms pois a o concessionário Yamaha o fez, sem custos ao cliente. Aliás tem sido esta a política da Yamaha para comigo.

Vibração no guiador - Situação provocada normalmente pelo desgaste do pneu frontal ou por folga na coluna de direcção. Resolvidos ora, com um pneu novo, ora com uma afinação na coluna de direção.

Consumo elevado - Quando as médias subiam, a afinação nos injectores era suficiente para voltar ao normal.

b) Alguém assim mais alto (eu tenho 1.85m) tem queixas de turbulência na mota??

Tenho um 1,87 (qdo tinha cabelo era mais alto um pouco) e não tenho problemas com turbulência. Com velocidades acima dos 150 kms/h, se se elevar o ecrã à altura máxima, existe apenas uma pequena pressão atrás mas que não incomoda. Não costumo andar acima dos 160 kms/h mas noto que moto abana um pouco por volta dos 200 kms/h qdo tenho apenas a top case e não levo pendura. Sem top case e com as afinações correctas, não abana nada.

c) Como é então atrás do vidro da FJR?? Já agora dá algum jeito ter aquilo regulável?? Ou o vidro mete-se uma vez na posição que mais se gosta e não se mexe mais??

Embora tenha menor proteção que uma PAN ou uma BMW GT, há uma proteção aceitável para o meu tamanho. Prefiro tê-lo regulável e não fixo,mas isto é questão pessoal pois temos colegas do forum com o vidro fixo. Qdo me refiro a fixo quero dizer com o a recolha automática do ecrã desligada.

d) Quanto custa a top-case da Yamaha?? É cara?? Gostava de saber porque a Yamaha não aconselha andar com 3 malas… houve problemas com os sub-quadros como na Hayabusa??

Cara, muito cara em relação a uma GIVI ou uma SHAD e com desvantagem de caber apenas um capacete integral dentro. Eu tenho a original porque acho que combina com as linhas da FJR. Mais uma vez, gosto pessoal. Hoje se tivesse que optar, compraria outra marca que permitisse dois capacetes. A top case original tem problemas de rachar o fundo, facto ocorrido com a minha top case. Para colmatar este problema, a Yamaha disponibilizou um reforço, mas com um custo exorbitante.

Não há problemas de subquadro mas tem que ter atenção à base em que é montada. Prefiro sempre ter uma base Yamaha original e depois optar por um adaptador para a Top Case de outra marca.

Podes utilizar sempre as três malas tendo atenção apenas não exceder a carga. Para andar entre os carros, as malas laterais atrapalham um pouco, mas como disse o amigo João Almeida, "às vezes é falta de jeito". :lol:

e) Que tal a assistência Yamaha hoje em dia??

Onde levo a moto, THE BEST! Nunca tive problemas que não resolvessem e muitos destes, os custos foram assumidos pelos concessionários YAMAHA.

Espero ter ajudado.
Abraços
'a emoção de pilotar pode ser tanto maior e mais legítima quanto mais clara a consciência dos seus riscos e limites'
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Mensagempor atR1 » 13 Nov 2007, 22:18

O Cláudio, já disse quase tudo...
num loooooooonnnnnngo texto, heheheheheee, :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Entretanto, bem vindo e que te sintas bem por cá... :welcome :welcome :welcome



Se "viajares" no fórum, encontrarás tudo e mais alguma coisa sobre este fabuloso modelo. :wink: :wink: :wink:



Num sentido diferente, só acrescento, que cada um sente-a à sua maneira e de acordo com os seus gostos e expectativas pessoais.
:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:




Porque tenho um sentir "diferente" da grande maioria deste fórum!!!? :twisted: aqui vai a opinião de um apreciador e utilizados de RR's (pena as RRR's serem tão fracas nas longas viagens): :mrgreen:

:arrow: A FJR, como vem de origem, já tem excesso de conforto (para mim poderia ter menos peso, menos conforto e mais sport); :twisted:

:arrow: Assim, uso o "vidro de origem", na sua posição mais baixa, tendo protecção mais que suficiente (gosto de algum vento no capacete), obtendo ainda algum feeling sport, excepto sob chuva ou temperaturas muito baixas, em que o subo;

:arrow: Só uso malas (sempre só as laterais) em viagens longas (fica muito bonita e agradável, sem as malas);

:arrow: Nos quase 7 anos de utilização, nunca me levaram qualquer material ou reparação (ainda que as troque por volta dos 50.000 km), sempre com revisões abaixo dos 100€. Utilizo o concessionário Almerindo do Algueirão, que me dá uma assistência acima do "muito excelente"; :P

:arrow: É a minha mota das viagens, em conforto extremo, que me deixa pronto para continuar ao fim de 1.500 km percorridos (não fora os dias acabarem :( ), com alguns episódios muito RR, em que se mostra capaz de acompanhar as RRR's e, caso o condutor tenha muita "alma e fé", até de as deixar embaraçadas. :| :oops: :mrgreen:



Votos de que a opção que venhas a fazer, seja ela qual for, te permita o imenso prazer que as FJR me têm proporcionado...

:wink: :wink: :wink: :wink: :twisted: :twisted: :twisted: :P :P :P
Que as curvas Vos sorriam,
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Mensagempor João Morgado » 14 Nov 2007, 00:40

Sê bem vindo ao fórum e espero que participes activamente e que possas aparecer nos encontros.

A FJR é uma excelente moto e que dá para qualquer andamento, seja ele desportivo ou turístico...

A minha já leva 72.000 e não tive qualquer problema grave com ela.
O mais grave que tive foi o TPS, como o Cláudio referiu que pode acontecer nos modelos entre 01-05, mas que foi coberto pela YAMAHA, apesar da mota já estar fora da garantia.

Se optares pela FJR, ela não te irá deixar ficar mal...

Boas curvas...
Cumprimentos

E com 3 letrinhas apenas... Se escreve o nome da melhor mota do Mundo!
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Mensagempor AvisRarum » 14 Nov 2007, 09:11

Bem Vasco... tá tudo dito... excepto o BENVINDO...

Já agora para acrescentar... a minha menina faz hoje um ano e sete meses... e 57500kms... nada que a fizesse ficar parada a afectou...

:lol:
que o céu do horizonte não seja o limite, mas que a mota seja o meio :lol:
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Mensagempor VascoS » 14 Nov 2007, 10:21

Oki thnks!

Tal como o AT também sou um pouco virado para as desportivas, só que sou um gajo calmo, 90% do meu ritmo é em passeio. toda a gente me diz que tenho cara de pessoa calma! e se calhar sou mesmo! daí a minha escolha set uma sport-turismo. Mas como a VFR é mesmo cara e fraquinha, e tenho as minhas dúvidas quanto a Triumph e o seu importador, fiquei um pouco mais "open-mind" para outros modelos. Uma coisa é certa preciso de uma mota prática porque por mais estúpido que pareça estes últimos 2 anos dei por mim a andar menos de mota nas férias/fins de semana porque não consigo levar bagagem para as férias. Como odeio alforges e fartei-me de ficar com dores nas costas de levar mochilas.. decidi que preciso de malas para salvar a minha vida como motociclista!! :-) além que estou farto de ir a uma esplanada/museu/qq lado e ter que andar com o blusão/capacete sempre atrás! I've had it!!! :-) ou isso ou estou a ficar velho... passar dos 30 tem destas coisas eheh..

Já agora sabem se algum stand tem a FJR para test-drive?? como nunca andei numa mota do género gostava de experimentar antes de decidir.

De resto tenho as minhas dúvidas esclarecidas, o meu único problema neste momento chama-se Euro, que no caso da FJR sã0 15.400 problemas para ser exacto.. :-| a Sprint ST devo consegui-la pagar a pronto com algum esforço mas a FJR, se for nova tenho que me tornar em mais um português endividado.. este fim de semana vou andar na ST, depois se conseguir experimentar a FJR vou ver se vai compensar o esforço. Já sei que a FJR gasta pouco, o que é uma vantagem..

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Mensagempor Francisco Simões » 14 Nov 2007, 14:59

Boas, Vasco

Já tudo foi dito sobre a mota.
A minha opinião é identica à dos restantes e em particular à do Cláudio, visto ter também 1,87m e não tenho qualquer tipo de problema de protecção aerodinâmica de maior, aliás para quem me conhece costumo andar com um "belo penico" na cabeça e vou para todo o lado se for preciso e não fico para trás por causa do vento na cara :lol: :lol:

Um abraço e bem vindo, esperando que tomes a decisão certa. FJR :!: :!:
Vespa forever!
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Mensagempor pierre.lima » 14 Nov 2007, 21:00

Caro Vasco,

Sê muito bem-vindo e toma a melhor decisão possível ... :welcome

A tudo o que já foi aqui dito, acrescento apenas a minha já longa experiência de muitas dezenas de milhares de quilómetros percorridos por esta Europa fora, desde 2001 (Noruega, Suécia, Croácia, República Checa, Hungria, Grécia, Itália ... and many more :wink: ), altura em que, em boa hora, adquiri a minha primeira FJR. Gostei tanto que já vou na 4ª moto deste modelo, desta feita a AS, e não quero outra ! :P

Quanto ao preço, julgo que vale todos os euritos que paguei por elas, pois NUNCA me deram qualquer problema técnico.

Um abraço FJRista militante 8)
Pierre de Sousa Lima
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Mensagempor cali71 » 16 Nov 2007, 14:37

Boas,

Bem vindo e que sejas bem recebido como eu fui.

Aqui consegues ter várias opiniões, sendo que como é evidente são todas favoráveis no que diz respeito a FJR e eu não fujo á regra.

Quanto á mota só falta mesmo dar para ir para o monte.

A minha é de 2004, tem 53000 kms e só deu o já referido problema do TPS com cerca de 40000 kms, que foi resolvido sem custos pela marca e já fora do prazo de garantia.

Boas curvas
cali71
 

Mensagempor sardinha » 16 Nov 2007, 23:01

VascoS Escreveu:Oki thnks!

Tal como o AT também sou um pouco virado para as desportivas, só que sou um gajo calmo, 90% do meu ritmo é em passeio. toda a gente me diz que tenho cara de pessoa calma! e se calhar sou mesmo! daí a minha escolha set uma sport-turismo. Mas como a VFR é mesmo cara e fraquinha, e tenho as minhas dúvidas quanto a Triumph e o seu importador, fiquei um pouco mais "open-mind" para outros modelos. Uma coisa é certa preciso de uma mota prática porque por mais estúpido que pareça estes últimos 2 anos dei por mim a andar menos de mota nas férias/fins de semana porque não consigo levar bagagem para as férias. Como odeio alforges e fartei-me de ficar com dores nas costas de levar mochilas.. decidi que preciso de malas para salvar a minha vida como motociclista!! :-) além que estou farto de ir a uma esplanada/museu/qq lado e ter que andar com o blusão/capacete sempre atrás! I've had it!!! :-) ou isso ou estou a ficar velho... passar dos 30 tem destas coisas eheh..
a
Já agora sabem se algum stand tem a FJR para test-drive?? como nunca andei numa mota do género gostava de experimentar antes de decidir.

De resto tenho as minhas dúvidas esclarecidas, o meu único problema neste momento chama-se Euro, que no caso da FJR sã0 15.400 problemas para ser exacto.. :-| a Sprint ST devo consegui-la pagar a pronto com algum esforço mas a FJR, se for nova tenho que me tornar em mais um português endividado.. este fim de semana vou andar na ST, depois se conseguir experimentar a FJR vou ver se vai compensar o esforço. Já sei que a FJR gasta pouco, o que é uma vantagem..

VascoS
Boa noite Vasco em tempos troquei a minha fjr 04 pela novissima ,na altura,sprint st 1050.
Mota esteticamente agradavel e com um motor fabuloso,sobretudo a sonoridade.
quanto a materiais utilizados na sua construção na minha modesta opinião deixa muito a desejar ,são bastante pobres e estão a anos luz da FJR.
Meço 1,91 a mota como turistica deixa muito a desejar pois tem uma posição um pouco desportiva.Como desportiva é uma mota pouco possante...
De resto é um suplicio no verão pois aquece em demasia todo o banco e deposito,mas bastante mesmo já para o inverno é fabulosa.
fiz 2500 Kms na mota e troquei-a pela então novissima FJR 06.
Mas nem tudo é mau foi de longe a mota com o trabalhar mais agradavel que tive a nivel de sonoridade,espetacular e das mais bonitas.
sardinha
 

Mensagempor Germano_Gil » 16 Nov 2007, 23:58

Olá Vasco, sejas bem vindo ao nosso cantinho......já quase tudo foi dito sobre esta bela mota, por isso a decisão é concerteza mais fácil.

A minha tem 79000kms e está com a rodagem feita...ehehehehhe. Já agora se pensares em comprar uma usada a minha está à venda......com "drive test" incluído.

Vê em
http://josebranquinho.com/fjr/viewtopic.php?t=1360

Abraço Gil.
Germano_Gil
 

Mensagempor VascoS » 18 Nov 2007, 01:05

Mais uma vez agradecido a todos!

Por acaso uma constipação forte neste fim de semana deu cabo da minha volta de Sprint ST, pelo que ficou adiada para a semana. Não sabia desse problema do calor da ST, embora com o escape debaixo do banco não seja de admirar..
Bom mas para já tenho que vender a minha (ja está na calha) e depois juntar os euros, se entretanto tiver alguma dúvida eu volto a chatear :-)

Pooor enquanto tenho na mira mota nova, simplesmente porque prefiro mesmo este último modelo, e como as 07 teem ABS de origem é nessa que estou interessado, só mesmo se ficar muito curto nos euros é que penso numa FJR usada.

Cumps!
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Mensagempor Germano_Gil » 18 Nov 2007, 22:58

VascoS Escreveu:......... e como as 07 teem ABS de origem ......



Todas as FJRs que têm ABS, tem de origem........não é um extra ou algo que se mande pôr. Existem é versões especificas sem ABS....que é outra hitória.

Abraço Gil.
Germano_Gil
 

Mensagempor João Morgado » 18 Nov 2007, 23:06

Germano_Gil Escreveu:
VascoS Escreveu:......... e como as 07 teem ABS de origem ......



Todas as FJRs que têm ABS, tem de origem........não é um extra ou algo que se mande pôr. Existem é versões especificas sem ABS....que é outra hitória.

Abraço Gil.


Não é como um fundamentalista maluco aqui do fórum que "inventa" extras para tudo e mais alguma coisa... :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos

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Mensagempor VascoS » 20 Nov 2007, 11:04

Isso do ABS era +/- o que eu queria dizer.. :-) já faz parte da mota, pronto, não é preciso pagar mais para o ter.

Como um amigo meu teve uma pequena queda na semana passada, a baixa velocidade (sem consequências para ele! alguns riscos na mota), devido a sujidade no asfalto, começo a dar mais importância em ter ABS (lá está a minha idade..... :-) ) esse meu amigo corre como amador nas CBR600, portanto o homem sabe travar, quando sentiu a roda da frente a bloquear ainda tentou o "ABS manual" de largar o travão e voltar a agarrar mas nada feito a frente voltou a bloquear.. pumba.. Hayabusa no chão...

Como disse que sou chato, cá vai mais uma dúvida idiota, sim porque as perguntas fáceis tipo qual os milímetros quadrados do eixo da suspensão traseira são fáceis de saber na net! o que me falta é como é a FJR no "real-world"
Então expliquem-me lá como é que se anda com uma mota com malas no meio dos carros? ou melhor como é que fazemos que as malas não fiquem pregadas num autocarro da carris? sem malas a largura máxima é dada pelos espelhos, como estão mesmo á nossa frente é fácil ver a largura e perceber onde a mota passa. Agora como as malas estão lá atrás como fazem? é uma duvida idiota mas que não consigo deixar de pensar nisso com medo de ficar sem malas na 2a circular!
Ainda sobre as malas, num site da Triumph descobri que é fácil abrir/retirar as malas laterais! isto deixou-me um pouco assustado em deixar as malas numa mota com valores lá dentro, já alguém teve problemas com isso? malas roubadas ou abertas e roubado o conteúdo??

mais uma vez obrigado
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