Fjr como Primeira Mota

Novo no fórum? apresenta-te aos restantes membros!
Só têm acesso aos restantes tópicos após registo aprovado pelo administrador.

Moderadores: mauricio, jfbb, Marinho

Fjr como Primeira Mota

Mensagempor M28 » 18 Jan 2009, 21:33

Viva
Sou novo nestas andanças. Tenho 26 anos e ando de mota à dois anos e meio. As minhas motas sempre foram motas de enduro e moto-cross. Deixei a modalidade por opção à cerca de dois meses. Penso agora comprar uma mota de estrada. Gostava de comprar uma mota para andar todos os dias, utiliza-la como veiculo de transporte. Como moro no conselho de Caldas da Rainha e trabalho muito na zona de Lisboa devido à minha profissão necessito de uma mota para fazer cerca de 200 kms dia, (viagem de ida e volta). Acho a fjr uma mota magnifica. Nunca exprimentei, é verdade.
A minha principal duvida é: Será a FJR uma boa mota como primeira mota de estrada???Tendo em vista a cilindrada, potencia, peso, ciclistica, etc...
Gostava de ter uma opinião de quem sabe.
Marco Aurélio
M28
 

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor Rosalvo Ivo Kuhn » 19 Jan 2009, 10:05

Olá Marco Aurélio,

Ao optar pela FJR você adquire várias motocicletas numa só: para turismo ou trabalho, com conforto e rapidez.
Bem vindo ao clube dos felizardos.
:welcome
Rosalvo
Rosalvo Ivo Kuhn
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 622
Registado: 03 Ago 2008, 09:31
Localização: Passo Fundo/Rio Grande do Sul/Brasil

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor João Morgado » 19 Jan 2009, 12:20

Sê bem vindo Marco.
Espero que vás participando no fórum e aparecendo nos encontros e passeios com a tua FJR.

Se queres uma mota versátil, com boa protecção, com um grande motor, boa capacidade de levar tralha, etc., se preferires a FJR, não te irás arrepender...

Se tiveres cuidado com a condução (tua e dos outros) podes perfeitamente ter uma FJR. Não é assim tão pesada quanto aparenta e maneja-se muito bem no trânsito. Não é nenhuma CG 125, mas é bem mais maneável que o "Queen Elizabeth II", vulgo Pan ou Gold... :lol: :lol: :lol:

Mas acho que és um bocado novo para teres uma FJR... Ainda és um puto... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Tenho 27 e adquiri a minha FJR ainda com 24, tornando-me no membro mais novo do fórum com uma FJR. Actualmente ainda sou o mais novo mas vou-te passar o título de "FJRista mais novo"... :D :D :welcome :welcome :welcome

Se preferires a FJR, ficarás muito bem servido e não te irás arrepender.

Uma alternativa menos dispendiosa, em termos de valor de aquisição e selo, é a Deauville. Mas ficando a léguas das capacidades da FJR.

Boa escolha e boas curvas, com qualquer que seja a tua eleita.
Cumprimentos

E com 3 letrinhas apenas... Se escreve o nome da melhor mota do Mundo!
Avatar do utilizador
João Morgado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1421
Registado: 03 Fev 2006, 18:23
Localização: JANAS / SINTRA

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor M28 » 19 Jan 2009, 13:18

Viva
obrigado por responderes.
Eu gosto imenso da mota. Mas toda a gente com quem eu falo, não só da minha idade, diz que é uma mota à "Cóta". " É bom mas para quando eu tiver quarentas". Bom, de qualquer forma não vou comprar ou não comprar de acordo com esses comentarios. A minha duvida, visto seres um gajo mais ou menos da minha idade é se a FJR é uma mota de caracter "Radical" e desportivo, e ao mesmo tempo confortavel, (visto uma R ter um estilo de condução um pouco desconfortavel para fazer Km's)

Marco
M28
 

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor João Morgado » 19 Jan 2009, 13:38

Se tiveres um bom "kit de unhas", coisa que eu não tenho, é uma mota que não deixa as RR's fugirem, se é isso que queres saber...
Para esse aspecto, passo a palavra a outros elementos. Uns que não deixam as RR's fugirem e que se fartam de raspar com avisadores para a tornar mais leve e mais desporiva... :D :D :D :D
Cumprimentos

E com 3 letrinhas apenas... Se escreve o nome da melhor mota do Mundo!
Avatar do utilizador
João Morgado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1421
Registado: 03 Fev 2006, 18:23
Localização: JANAS / SINTRA

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor jad » 19 Jan 2009, 14:20

Subscrevo o que o João Morgado disse.
É óbvio que a FJR é uma moto de cotas. Os cotas são uns gajos que já levam uns anos de experiência, e que com o passar do tempo vão adquirindo saber. Vai daí, os que aprenderam alguma coisa, escolhem FJR´s.
É uma moto confortável, anda muito bem, dá satisfação em todas as condições de utilização, e só perde para as RR's (para algumas...) a direito e em auto estrada. Fale o pessoal raspador...
Claro que no destino, os chavalos radicais estão um bocado mais empenados que os cotas.
Bocas à parte, para o que pretendes acho que é uma boa opção, e a falta de experiência neste tipo de moto não se vai notar, porque a adaptação será de certeza rápida. E a satisfação maior ainda.

Abraço
João Almeida Dias
Avatar do utilizador
jad
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1248
Registado: 23 Jun 2005, 08:59
Localização: Lisboa

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor machado » 19 Jan 2009, 14:56

Olá...Bem Vindo

Subscrevo o que acima foi dito. A FJR é de facto uma moto a sério, para mim que até já tive uma BMW RT 1100, reconheci na FJR muitas qualidades e a sua utilização é facto uma experiência agradável.

Sem te querer influenciar...
Machado Moldes
Avatar do utilizador
machado
De passagem
 
Mensagens: 43
Registado: 10 Abr 2007, 18:04
Localização: Peniche

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor xuma » 19 Jan 2009, 15:10

Bembindo!

A Fjr tem aquilo que pretendes para uma utilização de quase 200kms diários. Para 1ª mota o motor tem uma potência que pode assustar, mas desde que com juizinho pode muito bem ser 1ª mota.

Existem muitas outras motas disponiveis para este tipo de utilização e que serão bem mais em conta. No fundo depende do teu gosto e da tua carteira.
Não esquecer que uma mota que faça os kilometros que indicas vai ter um custo de manutenção muito grande e uma grande desvalorização. Se pensarmos com o coração a FJR salta logo para a frente da lista, mas pensando com a cabeça, penso que uma mota usada de média cilindrada será a mais correcta. Tipo uma Fazer 600 ou uma cbf 600, motas de mais barata manutenção, menor consumo e desvalorização mais suave.
Xuma
Winda '02
Porto
Avatar do utilizador
xuma
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1994
Registado: 28 Jun 2005, 19:57
Localização: Porto

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor magalhaes » 19 Jan 2009, 20:55

Uma alternativa á bela FJr é a fiável honda cbf 1000A. Uma boa companheira de viagem e com um belo motor.
Ride Happy Ride Yamaha
Avatar do utilizador
magalhaes
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 949
Registado: 18 Abr 2008, 23:07
Localização: Gondomar

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor asilvamachado » 19 Jan 2009, 21:19

Bem Vindo

Achas a FJR uma mota de "cota" :twisted: adquiri a minha á 5 meses, após alguns anos com moto4, que mantenho e ausente pelo menos 6 anos nas dua rodas, nunca tive motas tão potentes e de cilindrada tão alta mas a adaptação foi facil, agora os R´s que te assombra, se pretendes fazer esses km por dia acredita que quando chegares a cota, a bengala espera-te seja a marca qual for, no caso da FJR e nas outras turisticas o conforto do condutor/passageiro e a sua protecção são pontos fortes, Acredita que a acelaração é impressionante :D , procura um agente que tenha uma e que possas dar um volta, faz o mesmo com todas aquelas que aches uma opcção, só assim tomarás a melhor decisão.

É verdade com 29 anos "COTA"......... isso era dantes, lembra-te a evolução da FJ é a FJR agora pensa porque que só lhe juntaram um R.....


:welcome
Armando Machado
ImagemImagemImagem
Avatar do utilizador
asilvamachado
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 590
Registado: 06 Set 2008, 17:10
Localização: Porto -Vila do Conde - Labruge

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor Boss55 » 19 Jan 2009, 21:41

Olá Marco.

Dou-te os parabéns por teres optado pelas duas rodas, mas em estrada.
A minha primeira moto foi uma Suzuki 500. Passado um ano cheguei à conclusão que já tinha pouco peito.
Adquiri outra Suzuki 750 GSF. Um pouco melhor, mas também me deixava um pouco atrasado em relação a outras.
Por uma questão de amigos mudei-me para a Kawasaki 750 S. Melhor que a anterior mas muito incómoda pela falta de aerodinâmica.
Depois de conversar com o Paulo de Coimbra (proprietário de uma FJR), decidi-me de imediato.
Hoje, se tiver que trocar de veículo de duas rodas, só por outra igual. Já agora deixa-me dizer que não a tiro da garagem para fazer 10,30 ou 40 kms. Quando saio é para ir de Vilar Formoso à Vagueira para comer uma caldeirada de inguias, ou então até Almeirim a saborear uma sopa da pedra. Significa que se andam mais ou menos 400 a 600 kms.
É um prazer viajar nesta moto.
Vai a um concessionário e pede para fazer um test drive.
Acabas por gastar dinheiro só uma vez.

Ah, sê bem vindo a este grupo!
Um abraço.
Boss55
De passagem
 
Mensagens: 50
Registado: 10 Jul 2007, 12:56
Localização: Vilar Formoso

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor Mike4Tsix » 19 Jan 2009, 21:53

Caro Marco

Comprei a minha primeira mota com 23 anos e nunca tinha tido motas apenas bicicletas e muitas :mrgreen: . Optei na altura por uma Thundercat 600 e parecia-me um maquinão enorme. Aprendi com ela o que sei de motas e de andar nelas. Fiz bastantes km's em muito pouco tempo e adorei. Entretanto por motivos pessoais vendi-a com um misto de tristeza e de alívio pois ganhei medo ás motas devido a uma serie de episódios :( (felizmente não comigo).
Assim sendo, estive 8 anos sem por os pés numa mota :o até que o "bichinho" voltou a acordar e tive que comprar uma. :D
Vi várias opções e experimentei-as :roll: (Pan European, Varadero, Fazer 1000, BMW Gs 1200 e FJR 1300), acabando por me decidir por este magnifico motociclo. 8)
Tive e continuo a aprender a andar de mota novamente :Shh: e pertenço ao grupo dos "vai andando que já lá vou ter" :mrgreen: .
Consigo passear com ela, acompanhado pela pendura e ás vezes sozinho quando me lembro do "animal" que tenho debaixo de mim lá rodo o punho de forma mais brusca e...medo :o :o :o a rapariga anda que se desunha, é bruta mesmo, a moça. Espectáculo :twisted: :twisted:
No fundo a minha escolha sempre foi baseada na ideia de que "tudo o que anda depressa também anda devagar" e não podia ser mais verdade na FJR. :clap:

Como já aqui foi dito, solicita um test drive a um concessionário e confirmarás o que este grupo de rendidos (ainda que suspeitos) te têm falado.
Espero que te juntes em breve ao grupo.


Abraço
Imagem
Miguel Mendes
(Y)amaha (A)inda (M)antém (A) (H)onda (A)trás
Avatar do utilizador
Mike4Tsix
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 807
Registado: 02 Out 2007, 17:39
Localização: Setúbal

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor ClaudioFJR1300 » 19 Jan 2009, 22:41

Olá Marco, seja bem vindo.

Tudo já foi dito sobre a FJR, mas para não restar dúvidas, sugiro marcar um test drive em algum concessionário Yamaha para avaliares a capacidade deste modelo.

E quanto ao confronto com R's, o que conta é quem vai em cima a pilotar. :wink:

Há algum tempo atrás, três ducatis S e uma Agusta F4 312, ficaram traumatizadas na estrada das curvas da serra de Sintra. :twisted:

Abraços
'a emoção de pilotar pode ser tanto maior e mais legítima quanto mais clara a consciência dos seus riscos e limites'
ImagemImagem
Avatar do utilizador
ClaudioFJR1300
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1748
Registado: 14 Jun 2005, 22:58
Localização: Cascais

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor M28 » 19 Jan 2009, 23:06

Viva
Vejo que são mesmo aficionados à FJR. Mas e quanto aos consumos???
E manutenção? É uma mota dispendiosa, visto ser para fazer uma utilização diária?
Se vier a comprar, não vou comprar nova pois é um investimento bastante alto para as minhas possibilidades.
Penso comprar usada, não com muitos Km's. Tenho visto alguns modelos de 2001, 2003.
Eu não sei muito de motas de estrada, mas sei de Yamaha's. Já tive duas. É do melhor.
gostava que me esclarececem as minhas dúvidas.
Obrigado

Marco
M28
 

Re: Fjr como Primeira Mota

Mensagempor Mike4Tsix » 20 Jan 2009, 01:23

Relativamente a consumos julgo ser uma mota relativamente económica para o motor que tem, ainda assim há por aqui gente com opiniões e dados bem mais concretos para te ceder.
No que diz respeito à quilometragem e compra de mota usada, neste modelo a preocupação não precisa efectivamente de ser muita felizmente, já que o motor está talhado para não ceder nem facilmente nem cedo. Um motociclo destes com 60.000 ou 80.000km's está ainda a menos de meio do seu limite de vida útil, existem aqui proprietários com cerca de 200.000km's e não trocaram de mota ainda. A maioria de nós conta com perto de 100.000 ou mais.
O custo das manutenções deste modelo para outras semelhantes ou mesmo para as menos estradistas não me parece ser diferente.

:wink:
Imagem
Miguel Mendes
(Y)amaha (A)inda (M)antém (A) (H)onda (A)trás
Avatar do utilizador
Mike4Tsix
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 807
Registado: 02 Out 2007, 17:39
Localização: Setúbal

Próximo

Voltar para Apresentação e Boas-Vindas

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes

cron