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Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 01:33
por João Morgado
Consumos: entre 5,9l e 6,5l em cidade. Depende só de como ande na IC19 ou AE... Se não passar muitas vezes dos 140 faço 6,2 +/-.
A minha está com poucos kms. Acabou agora a rodagem. Vou-lhe fazer, no próximo sábado, a revisão dos 104.000 kms... :D :D :D

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 08:51
por AvisRarum
Bem...
1º... Sê benvindo!
2º... Mota de Kotas :x ... pois... apesar de não ser o mais novo... não tenho, ainda, 40... e só lá vão 2 anos e 9 meses de FJR!
3º... Para viagens, para o trabalho, para ir ali e voltar... podendo ser considerado Bilbau o dito ali, no entanto as Caldas são mesmo muito ali, um tirinho até... então se o Formiga estiver aberto... uí uí :mrgreen:
4º... Consumos: Lisboa <-> Caldas até 140km/h - 5,6 a 5,8 - a mais anda pelos 6 - dentro de Lisboa anda pelos 5,2 a 5,4... dados com perto, perto de 100m Km :mrgreen:

Abraços e vai aparecendo :D

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 09:53
por ClaudioFJR1300
Boas.

O teu consumo é proporcional a vontade de acelerar/travar mas pode-se dizer que esta moto normalmente mantém os consumos já referidos. Em velocidade média moderada atinge-se facilmente autonomia acima dos 400 km.

Quanto aos custo de manutenção posso dizer que foi a melhor "despesa" que adquiri nestes últimos anos pois os problemas, quando aparecem, são prontamente resolvidos por um concessionário Yamaha como a Iama Loures ou o Almerindo.

Aqui no fórum temos custos variados pois há alguns que fazem a sua própria manutenção, deixando as tarefas mais complicadas com o concessionário. Se envolveres os serviços de um concessionário, os custos normalmente rondarão entre 100 e 200 euros por revisão normal. Se entrar peças novas pode-se ir para valores acima de 300,00 €.

Depois tem os custos dos pneus onde um bom par custa entre 270 € e 330 €.

Quanto a comprar moto usada, penso que o Sergio aqui do Forum tem a sua moto à venda. Podes ver mais detalhes na secção de mercado. A moto está muito bem estimada e tinha apenas 25.000 kms quando a vi pela ultima vez na Roca.

Abraços

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 10:33
por duartemv
Grandes consumos!!!! :o Eu ando sempre entre Lx e Oeiras, pela A5, e entra sempre na reserva por volta dos 300km, se bem que ultimamente tem-o feito por volta dos 270km... ou seja, cerca de 7.5L/100... Mas é normal pois na A5 vou sempre "rápido" (sempre contra a hora de ponta!) e tenho muitos para-arranca no caminho, e sempre com pendura, malas laterais e top-case cheia. Mas também já fiz 5L/100 numa viagem em que raramente passei dos 100km/h. Belo passeio!!! :)

Antes desta tinha uma Bandit600 e estava a pensar comprar a SV1000 (uma antiga paixão) porque sentia que estava a precisar de mais potência, moto para o dia-a-dia e viagens ocasionais para Faro (a minha terra), e por uma questão de orçamento. Resolvi procurar um bocadinho mais e lembrei-me da FJR! Uns meses antes tinha falado com um amigo que andava na casa dos 24 anos e que tinha uma FJR. Fiz-lhe o comentário da moto de cota, o qual ele refutou imediatamente! Mais ou menos nessa altura disse para mim mesmo, que ou era a SV1000 ou a FJR! Surgiu um bom negócio a partir deste fórum, e mesmo sem experimentar a moto comprei a FJR! E não podia ter feito melhor escolha!
E se tirar as malas laterais, dá para andar no meio do transito como muitas 600cc. Os espelhos têm a altura ideal pois ou passam por cima ou por baixo dos outros retrovisores! :)

Habituei-me à potência e à condução em menos de nada! Muito mais fácil de conduzir que a Bandit tanto em baixas como em altas velocidades! Após alguns ajustes da altura dos punhos, tem uma posição de condução invejável! Que o digam os participantes aqui do fórum que pertencem ao grupo dos 1000Km/dia! O meu limite foram cerca de 750km num dia, e nessa noite estava moído mas não estava dorido! E no dia seguinte estava fresco para mais!

Relativamente aos custos de manutenção, não são muito elevados quando comparados com as outras motos... leva mais um bocadinho de óleo, é verdade, mas as peças (pastilhas, filtros, etc.) têm preços normais. Assim como os pneus.

Outro factor que se tem falado pouco aqui, mas que creio ser muito importante, é a assistência da marca! Existem concessionários nos quais podemos depositar a nossa confiança (coisa rara hoje em dia), e além disso, tem um serviço de garantia sem rival! Em muitos casos, mesmo que já tenha acabado, existem certas situações em que a marca não cobra as peças!
Até agora não creio que tenha havido uma situação em que a Yamaha Portugal tenha ficado sem dar resposta! Isso para mim, nos dias de hoje, pesa no mínimo 30% como factor de escolha de uma moto!

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 11:13
por AvisRarum
Duarte, olha que tenho notado que a "marca" do combustível também importa... consigo melhores consumos quando abasteço na Repsol e os piores na BP...

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 11:24
por duartemv
Eu normalmente abasteço na AVIA de Oeiras ou então nas bombas do Jumbo ou Continente. A da AVIA, além de ficar de caminho, é das mais baratas. E ponho sempre a 95. Embora de vez em quando goste de pôr a BP100 só para senti-la com outro trabalhar!

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 13:25
por Rosalvo Ivo Kuhn
Ora, como todo mundo está dando testemunho de seu retrospecto em motocicletas, lá vai minha história:
Iniciei com a Lambretta mod. 71 e, em seguida, Honda 50 cc (ultra potente :evil: ), Honda 360, Honda 400, Honda 600, Kawasaki Nomad 1.500, até chegar na espetacular FJR 1300. Então, penso que é um caminho natural esta sequência crescente de modelos/potências. O consumo da FJR, considero normal na avaliação custo/benefício: existem máquinas mais econômicas, mas com desempenho bem mais modesto. A FJR dá a tranquilidade de, ao se necessitar uma retomada rápida (ultrapassagens, por ex.) ela responde prontamente. Não pretendo experimentar o limite da FJR em velocidade, pois tenho consciência dos meus próprios limites. O máximo que cheguei foi 180 km/h, com carga completa, (pendura inclusa) em estrada nova e linha reta. Mais que isso há riscos em demasia, em razão das condições das estradas, multas e dos "cutucões" da pendura em minhas costelas :shock:
Então, Marco, faça a escolha da mota seguindo os conselhos da malta, suas próprias necessidades e objetivos. Mas com uma certeza: UM DIA VOCÊ TAMBÉM TERÁ UMA FJR :D :D
Um abraço

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 20 Jan 2009, 20:43
por atR1
Caro Marco,

Já quase tudo te foi dito, no referente à FJR... :roll: 8)


Só mais um ligeiro contributo incentivador:
:arrow: Ideal para a utilização que referes (nem sentirás as viagens),
:arrow: Custos de manutenção/utilização dos mais baixos (para este estilo de mota). :thumbup: :thumbup: :thumbup:


Mas, como tudo e sempre, tem uns "mas": :(
:idea: Irás sentir um peso "desconhecido", que notarás nas travagens, nas distâncias para as fazeres em segurança e na maneabilidade,
:idea: Os consumos poderão variar entre 5 e 12 (l/100km), consoante uses o punho direito,
:idea: A manutenção (muito barata) será muito mais elevada que nas motas que tens tido. :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:


Deverás ainda verificar e analisar:
:arrow: Precisas de transportar "coisas" nessas viagens diárias -> então FJR ou Deauville (esta última, bem mais "pastelona" e económica),
:arrow: Viajas sem bagagem e solitário -> então tens muitas outras opções, entre as económicas (Fazer, CB, Suzuki, etc.).


Para te auxíliar sobre a minha percepção...
:!: Sou KOTA, :silent:
:!: Sou das Caldas da Rainha, :wink:
:!: Tenho uma R1 e uma FJR, :twisted:
:!: Adoro as duas!!!
:!: Falta-me juizo!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

NOTA:
As motas, racionalmente, devem dar respostas a "necessidades", não a "idades"!!! :angel: ainda que a idade possa ter influências nas "necessidades" resultantes da "imagem" que queremos "vender"!!! :o :Shh: :lol: :lol: :lol:


:wink: :wink: :wink: :welcome :wink: :wink: :wink:

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 22 Jan 2009, 17:54
por AvisRarum
atR1 Escreveu: :!: Sou KOTA, :silent:

Tá dito, tá dito... :mrgreen: :twisted: :mrgreen:

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 22 Jan 2009, 21:03
por EDUARDO BOUÇÓS
atR1 Escreveu: :!: Sou das Caldas da Rainha, :wink:

:!: Falta-me juizo!!!

Vá herois !!!! Sentem-se ao colinho dele ! Vai :thumbdown: :sick:

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 22 Jan 2009, 22:08
por Francisco Simões
Bem vindo MArco

Espero que optes por uma FJR, pois é um espectáculo!!!!!

Já tudo foi dito, mas mais uma vez gostaria de acrescentar uma "coisita": tenho 33 anos e posso garantir que se tivesse tido contacto mais cedo com este tipo de motas, podes crer que compraria com vinte e poucos anos. Eu sei que na altura vivemos de outra forma a intensidade da coisa, mas estou convicto que o fazia.
A opção FJR no meu caso deve-se bastante à assistencia que tenho tido no Almerindo & Filhos (desculpem-me a publicidade) e amante de Yamaha. Acho que são motas fáceis de conduzir e bastante regulares nas reacções.

Um abraço

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 23 Jan 2009, 21:27
por pedrosilvagordo
atR1 Escreveu:Caro Marco,

Já quase tudo te foi dito, no referente à FJR... :roll: 8)


Só mais um ligeiro contributo incentivador:
:arrow: Ideal para a utilização que referes (nem sentirás as viagens),
:arrow: Custos de manutenção/utilização dos mais baixos (para este estilo de mota). :thumbup: :thumbup: :thumbup:


Mas, como tudo e sempre, tem uns "mas": :(
:idea: Irás sentir um peso "desconhecido", que notarás nas travagens, nas distâncias para as fazeres em segurança e na maneabilidade,
:idea: Os consumos poderão variar entre 5 e 12 (l/100km), consoante uses o punho direito,
:idea: A manutenção (muito barata) será muito mais elevada que nas motas que tens tido. :thumbdown: :thumbdown: :thumbdown:


Deverás ainda verificar e analisar:
:arrow: Precisas de transportar "coisas" nessas viagens diárias -> então FJR ou Deauville (esta última, bem mais "pastelona" e económica),
:arrow: Viajas sem bagagem e solitário -> então tens muitas outras opções, entre as económicas (Fazer, CB, Suzuki, etc.).


Para te auxíliar sobre a minha percepção...
:!: Sou KOTA, :silent:
:!: Sou das Caldas da Rainha, :wink:
:!: Tenho uma R1 e uma FJR, :twisted:
:!: Adoro as duas!!!
:!: Falta-me juizo!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

NOTA:
As motas, racionalmente, devem dar respostas a "necessidades", não a "idades"!!! :angel: ainda que a idade possa ter influências nas "necessidades" resultantes da "imagem" que queremos "vender"!!! :o :Shh: :lol: :lol: :lol:


:wink: :wink: :wink: :welcome :wink: :wink: :wink:


AMEN! :D

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 24 Jan 2009, 17:28
por HParreira
Sê bem vindo Marco.
Independentemente da tua opcção (FJR), serás sempre bem vindo a este nosso cantinho :welcome

Re: Fjr como Primeira Mota

MensagemEnviado: 31 Jan 2009, 19:41
por Eduardo Costa
Antes de mais nada, deixa-me desejar-te as boas vindas!!!
Espero que, mesmo que não optes pela "Deusa" FJR, que apareças por cá...
Mas uma certeza tenho...Se efectivamente seguires os conselhos que aqui te deram, e efectuares o testdrive da "Deusa", tu vais comprá-la....porque vais ficar encantado...
Depois de umas rr' s, optei por uma "pesadona" CBR 1000F, que (com muita pena, na altura) vendi quando tinha 29 anos...em razão da paternidade e €€€€... Mas o bichinho ficou cá e só aguentei 1 ano....Descobri um negócio + ou - ... e foi nesta nova procura de mota que exprimentei a "Deusa" e foi amor à 1º voltinha...
Penso que se adequa perfeitamente à utilização que queres dar...os custos correntes .... esses dependem em 1º lugar, do teu punho direito.De resto é uma mota com custos normais.
:welcome