Sê bem vindo, Ramos, a este cantinho de malta porreira.
Em relação às tuas dúvidas falta um pormenor importante no que diz respeito à manutenção. Eu também já tive uma VFR750 e optei por trocar por uma moto com veio de transmissão para reduzir substancialmente os custos de manutenção.
Os preços da hora de mao-de-obra na Honda andam próximos da BMW (40 euros/hora - Santomar), enquanto que a Yamaha se fica por menos de 20 euros/hora (Almerindo & Filhos).
Por outro lado tens a posição de condução que na VFR é muito mais penalizante para as costas e punhos, em viagens longas.
Eu tb trabalho em Lisboa e moro na Ericeira e, por vezes, tb faço o percurso pelo IC19. Mesmo com as malas laterais passa-se bem entre os carros, principalmente no modelo da FJR após 2006, pois estão mais inseridas na carenagem (cerca de menos 5 cm). Na VFR colocar malas é uma tormenta pois ficam muito fora da linha da moto com todos os contras relativamente à aerodinâmica (consumos e comportamento dinâmico) e à largura total.
Penso que a escolha é óbvia.
Participa e diverte-te por cá.