Saudações

Novo no fórum? apresenta-te aos restantes membros!
Só têm acesso aos restantes tópicos após registo aprovado pelo administrador.

Moderadores: mauricio, jfbb, Marinho

Saudações

Mensagempor sardo » 16 Abr 2010, 18:12

Boas!

Para compensar todos aqueles que têm um elástico atado da nuca aos tomates e não conseguem contemplar mais que o próprio umbigo, factor pelo qual aparecem nos fóruns, normalmente na secção de compra e venda, sem sequer uma linha nas apresentações a dizer quem são, de onde vêm e para onde vão, permitam-me esticar as palavras na minha apresentação à vossa comunidade. Perdoem-me o testamento, mas apetece-me partilhar algumas das coisas que me vão na alma.

Não tenho uma FJR mas tenho uma paixão escondida por ela. Tenho uma strom 650, um show de mota, mas algo limitada para viajar à bruta. Nem sempre podemos ir pelas nacionais ou pelo IP3, ou até pela A24, onde a strom se comporta à altura (se não levar aquela delícia de mulher, grande amiga e companheira no banco traseiro) e por vezes é preciso dar mais gás, afinal esperam por mim para o almoço em Trás-os-Montes e ainda não provei o vinho este ano... É este o estado de espírito. Tenho a strom há 3 anos, aprendi a andar de mota com ela e recentemente comecei a perceber as suas limitações. É tão bom pensar noutra máquina quando entendemos tão bem a nossa. Diria que esta é a parte racional de uma equação maioritariamente assente na emoção. Comecei então a pesquisar, ainda que no fundo do coração estivessem gravadas as três letrinhas mágicas deste fórum. Experimentei uma Sprint ST, um tricilindrico italiano "vero" fantástico e partilhei com um grupo de amigos o que me passou pela alma. Foi assim...

_______________________________________________________________________________

Hoje fui experimentar uma Triumph Sprint ST, encarnada.
Imagem

Ando de mota há um ano e três meses mais ou menos, sempre de strom 650. Neste período andei muito mais em cidade do que imaginei inicialmente. Incluo nestes percursos a A5, a marginal, o eixo N-S, a CRIL, a CREL, para além obviamente das ruas e avenidas da cidade de Lisboa. Enfim, utilizei bem mais do que me passou inicialmente pela cabeça a minha strom para as deslocações de trabalho na zona da grande Lisboa.

Por outro lado, utilizei-a muito menos do que gostaria para fazer turismo.

Neste período aprendi a andar de mota e aprendi a entender a mota e o acto de andar de mota. Desenvolvi a minha própria opinião sobre a questão. Acontece que nunca andei noutra que não a strom e confesso que fui desenvolvendo, enquanto andava nesta, uma imensa curiosidade por experimentar outro tipo de motas. Como será andar numa desportiva? E numa cabrinha do mato? Ainda dei uma volta para a fotografia no meu Dakar pessoal na mota de testes do Bianchi, e apesar de dois minutos e trinta segundos serem imenso tempo para sonhar, a verdade é que são inversamente pouco para transformar as sensações e as emoções em experiência consolidada. O bicho ainda ficou mais excitado.

Confesso que o que mais me fascina nas duas rodas é a ideia de partir e não saber quando voltar. Foi assim de bicla nos últimos 6 anos, com grandes tiradas de dois ou três dias e o sonho de poder um dia ir duas ou três semanas. E foi assim de mota no último ano e pouco. Infelizmente acabei por andar sempre mais para chegar a algum lado do que para partir de algum lado. A vida “moderna” de trabalho executivo engravatado até perder o ar e o pouco tempo que resta sem gravata para namorar ou para sentir crescer um filho é a grande razão para tamanha divergência entre o fazer e o desejar. Enfim, cabe-nos a nós mudar isso, muito mais do que o lamentar.

Este fascínio fez-me perder de amores por uma mota que se chama FJR. Achei eu, na minha forma de pensar, que era a outra metade das nossas (minhas e da Susana) viagens imaginadas. Não deixei de amar a strom, antes pelo contrário, ainda hoje depois de desligar o tricilindrico, que delícia de motor, e me sentar na minha strom e arrancar pensei, Que show de mota a strom, troquei-a por 45 minutos e as saudades eram já mais que muitas… Sorri e segui o meu caminho a tentar fazer comparações mentais. Impossível, até porque são motas que não têm nada a ver.

E porque é que fui experimentar a Sprint ST? Porque estou com pouco que fazer em período pré férias, porque adoro andar de mota e porque queria entender um pouco melhor o conceito “turística desportiva”. A propósito, também chamam turística desportiva á FJR, mas parece-me que esta, a ST, é apenas uma desportiva. Será que existe mesmo uma mota turística desportiva? Ou existem apenas as desportivas com alguma capacidade (limitada) de turística e as turísticas com alguma capacidade (eventualmente não tão limitada mas ainda assim limitada) de desportiva. O que é uma Tigger? Não a antiga, mas a nova.

A posição de condução é confortável mas o troco vai deitado com o peso em cima dos punhos, o ecrã é baixo e a partir dos 140 é necessário encostar o capacete no magnífico depósito e à medida que a velocidade aumenta, quase sem limite (pelo menos para mim que era virgem nessas andanças de andar com os cornos enfiados no depósito a altas velocidades), mais temos que nos encolher. Não me imagino fazer uma viagem em AE naquela mota com um grau aceitável de conforto. Talvez em estrada nacional, onde se atingem velocidades menores, mas ainda assim tenho sérias dúvidas que os pulsos não fiquem negros em pouco tempo. Aquilo é uma Sprint S ponto final. Parece-me inclusivamente que o pendura vai numa posição tipo R, ainda que o assento seja bem mais confortável.

O motor é uma delícia, aquele trabalhar, a suavidade com que… Exacto, a suavidade. Achei antes de me montar que era uma mota brusca, tanto nas acelerações como nas desacelerações, mas a verdade é que é suave, talvez porque entrei de mansinho, não sei, mas mesmo a velocidades superiores e depois de 20 minutos em cima dela não consegui deixar de sorrir com o prazer de acelerar e travar aquele bicho.

Os amortecedores são super suaves. Achei que a mota seria rija e seca mas nada disso. A caixa parece Suíça, que precisão, que suavidade.

Dentro da cidade é sempre a andar. Não sei se por estar num centro de gravidade mais baixo, a verdade é que senti muito mais confiança entre os carros. Parecia-me mais estreita que a strom mas acredito que seja apenas e só uma impressão. É muito precisa a velocidades reduzidas e extremamente fácil de manobrar, o que transformou o serpentear no engarrafamento permanente da 2ª circular num enorme gozo. A grande desvantagem foi o aquecimento excessivo do início do escape, junto ao motor, que faz um calor insuportável na parte interior da perna direita, entre o joelho e o calcanhar.

Já vos falei do motor? …

Depois queria experimentar a Tigger, deve ser bem melhor para viajar do que aquela, mas estava avariada, fica para outro dia.

Não entendo nada de motas e não consigo fazer-vos um relato técnico. Limito-me a partilhar as minhas sensações, a cru


____________________________________________________________________

Depois desta fase fiquei mais calmo. Em finais do ano passado decidi que queria experimentar três motas: a 1400GTR, a 1300GT e a FJR. As duas primeiras já as experimentei, adorei as sensações, e entre as duas votei na ventoinha. Ainda aguardo um telefonema para ir experimentar uma FJR, já lá vão 4 ou 5 meses. Depois decidi que não tinha dinheiro para uma mota nova e esta semana, por acidente, dei com um anúncio na net e comecei a pensar muito a sério na possibilidade de comprar uma mota em segunda mão. 1300GT não há em segunda mão e se houvesse custava quase tanto como nova, a 1400GTR acabou de sair um modelo novo e pelo anterior não fiquei particularmente agradado. Resta-me a paixão escondida, que das três é, inclusivamente, a que tem o maior "sex appeal". E pelo que tenho visto talvez consiga comprar uma de 2007 com menos de 15 mil Km por um preço na ordem de grandeza do que pretendo, substituindo a minha strom com 22 mil.

Se não conseguir, paciência, seguirei com a strom até que mais tarde ou mais cedo, será inevitável, venha a evoluir para uma mais turística. Se conseguir serei vosso companheiro no fórum, se mo permitirem, para partilhar muitas curvas, algumas rectas e, de vez em quando, uns canecos de vinho.

A vossa opinião é, obviamente, bem-vinda e apreciada :welcome

Abraços,
Pedro Sardo
A Zulinda é que é...
Avatar do utilizador
sardo
Visitante
Visitante
 
Mensagens: 143
Registado: 16 Abr 2010, 13:26

Re: Saudações

Mensagempor juliom » 16 Abr 2010, 22:15

:shock:

No mínimo, estranha a tua apresentação... mas de valor!! :D

Confesso que re-li o 1º parágrafo, pois à 1ª não me pareceu muito agradável.

Acho que estás a seguir o bom caminho, o de experimentar e de decidir com cabeça tronco e membros.

Em relação à tua dúvida em relação à FJR, como deves calcular Este é um Digníssimo Fórum dedicado a ELA, mas não somos fundamentalistas ... REALISTAS!! isso sim.

Felizmente uso-A me todas as situações que possas imaginar e nunca tive a menor dúvida que fiz uma EXCELENTE escolha.

Sem qualquer mala a Mota é uma autêntica RR, mas quando vais com Pendura, GPS, suporte máquina filmar, malas laterais, top-case, mala de depósito, chuva torrencial, frio de gelar ou um calor de derreter o alcatrão Ela continua a ser FANTÁSTICA.

Seja qual for a tua escolha, em termos de ano de saída de modelo, verás que Elas querem é andamento, muitos quilómetros, pneus de quando em vez e revisões normalíssimas de 10 em 10 ... estes sim que surgirão num ápice, mas recheados de prazer e riso de orelha a orelha :D .

Abraço e aparece para comprovares o Bom Ambiente que se vive e respira neste Fórum bem real.

Júlio Martins
FJR 2006 8)
Mota de Sonho!!!
Avatar do utilizador
juliom
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 714
Registado: 17 Fev 2006, 10:22
Localização: Carcavelos

Re: Saudações

Mensagempor asilvamachado » 16 Abr 2010, 23:01

Bem vindo Pedro

Participa, diverte-te e faz a escolha mais acertada, eu fiz á 2 anos e hoje se troca-se seria por outra, subscrevo as palavras do Julio.

:welcome :welcome :welcome :welcome :welcome
Armando Machado
ImagemImagemImagem
Avatar do utilizador
asilvamachado
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 590
Registado: 06 Set 2008, 17:10
Localização: Porto -Vila do Conde - Labruge

Re: Saudações

Mensagempor sardo » 17 Abr 2010, 10:40

Bom dia,

O que quis exprimir no primeiro parágrafo foi que eu não tenho uma FJR e que gostava de partilhar convosco, que a têm, as minhas dúvidas e a minha paixoneta por ela, para escutar com agrado as vossas palavras e opiniões, muito mais sábias do que as minhas relativamente à mota que utilizam. Não o queria fazer sem antes me apresentar como deve ser, porque vocês não têm essa obrigação. Estilo aqueles tipos que vêm aqui ou a outros fóruns, largam um anúncio ou uma dúvida e nem sequer dizem Olá! Se não partilhar algo do que eu sou como posso esperar que partilhem comigo?

Mais duas palavras sobre mim que não inclui no primeiro post: moro em Lisboa, onde de resto nasci há 38 anos, ainda que tenha uma costela de Trás-os-Montes e outra de Setúbal. Tenho uma mulher linda, que amo, um filho (que não é dela) lindo que também amo, e uma pancada monumental por motas.

Há alguma possibilidade de uma mota ter o primeiro registo em 2007 e ser na prática um modelo de 2006 ou 2005? Se sim, há forma de distinguir?

Abraços,
Pedro Sardo
A Zulinda é que é...
Avatar do utilizador
sardo
Visitante
Visitante
 
Mensagens: 143
Registado: 16 Abr 2010, 13:26

Re: Saudações

Mensagempor juliom » 17 Abr 2010, 11:57

Para alguns de nós não há qualquer dúvida, mas reconheço que quem entra agora em contacto com Ela poderão surgir dúvidas.

Sei que há um post do Cláudio com todas as fotos e diferenças entre elas, mas não encontrei :?

De um modo geral, tens o 1º modelo, que saiu em 2001, piscas salientes e sem opção de ABS, em seguida já tinha ABS e os piscas são embutidos na carnagem. Em 2006 surgiu a que tem os piscas à cor da mota e, esta sim, tem alterações nas relações de caixa, suspensão dianteira, entradas de ar junto dos faróis, etc.

Mas é normal que na transição de modelos tenhas modelos mais antigos com matrículas mais recentes, a preços de Saldo :shock: ....

Abraço,

Júlio Martins
Mota de Sonho!!!
Avatar do utilizador
juliom
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 714
Registado: 17 Fev 2006, 10:22
Localização: Carcavelos

Re: Saudações

Mensagempor Toninho Felgas » 17 Abr 2010, 12:12

Bem-vindo!
Compra uma FJR antes que a chuva pare. :)
Boas curvas, seja com que máquina for.
Abraço
Full Joy Riding the FJR
Avatar do utilizador
Toninho Felgas
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 337
Registado: 19 Abr 2009, 19:48
Localização: Amadora

Re: Saudações

Mensagempor rui braz » 17 Abr 2010, 17:44

Bem vindo Sardo

Excelente apresentação :lol: , concordo contigo perfeitamente em relação aos que chegam e nem uma apresentação "merecemos"... mas passemos á frente. (só por aqui são cerca de 180)

O Julio já te frisou as principais diferenças entre elas de ano para ano, mas... as de 01/02 são iguais, as de 03/04 e salvo erro 05, tem o vidro de origem um pouco mais alto e os piscas embutidos na carenagem e ABS, dai em diante sofrem alterações a nivel da carenagem(entradas de ar, para estabilização e uma melhor dissipação do calor) e uma suspenção melhorada alem do ABS que já vem dos modelos a partir de 02 o motor tb tem rotação diferente em relação, por exemplo da minha (2001) , em que faz menos 500rpm na mesma velocidade, com os beneficios inerentes ao menor esforço do motor e melhores consumos.

Abraço
Rui Braz :twisted:
Limites! Tem????
Avatar do utilizador
rui braz
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 818
Registado: 14 Jun 2005, 20:14
Localização: Vila Nova Milfontes

Re: Saudações

Mensagempor ha » 17 Abr 2010, 18:35

Bem vindo!

Uma apresentação não muito habitual, mas com muita alma e paixão pelas duas rodas.
Se decidires comprar a FJR, não vais arrepender-te, é uma moto polivalente capaz de tudo.
Aqui podes encontrar toda a informação necessária, para escolheres a tua "menina".

Um grande Abraço
Hugo Alves FJR-DullRed "quatro rodas move o corpo...duas rodas move a alma"
Imagem
Avatar do utilizador
ha
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 272
Registado: 25 Jun 2005, 16:21
Localização: Évora

Re: Saudações

Mensagempor Ze Monteiro » 17 Abr 2010, 19:03

Bem vindo Pedro :welcome

Apesar da tua apresentação um pouco "estranha" :roll: , mas bem vindo ao grupo.
Espero que através dele possas tirar algumas dúvidas, colocares questões e partilhar as experiencias desta grande Familia.
Vem participar nos nossos encontros, temos um já para breve 24/25 de Abril,consulta o Forum, Passeios e Eventos.

Um abraço e boas curvas
Zé Monteiro,o Motard das Beiras
Avatar do utilizador
Ze Monteiro
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 638
Registado: 13 Maio 2008, 16:23
Localização: Campo de Besteiros

Re: Saudações

Mensagempor atR1 » 18 Abr 2010, 12:46

Caro Pedro Sardo...
bem vindo à eterna dúvida das emoções e da razão. :mrgreen: :wink: :lol: :lol: :lol:

As motas, como a vida, são feitas de compromissos !!? :problem: :shifty:
Nunca conseguimos a ideal ?!! :think: :wink: :angel:

Só posso dizer-te que a felicidade anda pela "paixão" e muito pouco pela "razão" !!! 8) :lol: :lol: :lol:

ÁHHHH... bem vindo a este fórum. :welcome

:twisted: :wink: :twisted:
Que as curvas Vos sorriam,
Imagem
Américo
Avatar do utilizador
atR1
FJRista VIP
FJRista VIP
 
Mensagens: 2043
Registado: 17 Mar 2006, 19:57
Localização: Carcavelos - Cascais

Re: Saudações

Mensagempor bomba » 18 Abr 2010, 15:03

bem vindo Sardo
Duas Bombas, eu e a minha rodinhas :P
bomba
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 346
Registado: 07 Maio 2007, 21:54

Re: Saudações

Mensagempor luis mendes » 18 Abr 2010, 19:03

Bem vindo a este forum.

É um Forum que nos ajuda a ter uma "saude mental" mais rica! :welcome
Viva de maneira que sua presença não seja notada, mas que sua ausência seja sentida
Avatar do utilizador
luis mendes
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 663
Registado: 25 Abr 2007, 18:09
Localização: Pinhal Novo-Palmela

Re: Saudações

Mensagempor Paulo Marques » 18 Abr 2010, 21:02

Bem vindo Pedro :clap: :clap:
A este forum e participa, diverte-te e faz ama boa escolha. :idea: :idea:
Um grande Abraço :welcome :welcome
Paulo Marques
It`s Time to Ride
Avatar do utilizador
Paulo Marques
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1159
Registado: 15 Nov 2006, 14:44
Localização: Lisboa

Re: Saudações

Mensagempor João Morgado » 19 Abr 2010, 00:49

Sê bem vindo a este fórum.

É estranho que estejas há tanto tempo à espera de uma resposta para um test-drive.
Contactaste directamente a YMP?

Relativamente à FJR, posso-te dizer que foi a minha 2ª mota, precedida por uma Honda Hornet 900, tendo eu, na altura que a comprei, 24 aninhos...
Comprei-a em Fev'06 (com 33.000kms) e a partir de Set'06 até agora (tem 125.000 kms) 90% desses kms foram Janas - Lisboa - Janas.
Os outros 10% foram em passeios aqui do fórum.

Não tenho dificuldades em passar no trânsito.
Claro que uma vez ou outra não consigo passar porque não é uma CB500, mas não fica muito atrás.
Muitas vezes até se trata de uma opção. Por vezes pensamos que numa faixa passamos melhor, e não passamos, e se fôssemos na outra do lado já passaríamos sem problemas.

Creio que vás ficar bastante satisfeito quando experimentares a FJR.

Existem casos de modelos de 05 terem matrícula de 06.

Forma rápida de identificar:
2001 e 2002 - piscas salientes
2003, 2004, 2005 - piscas embutidos e à cor da mota
2006 até agora - piscas embutidos e brancos
Cumprimentos

E com 3 letrinhas apenas... Se escreve o nome da melhor mota do Mundo!
Avatar do utilizador
João Morgado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1421
Registado: 03 Fev 2006, 18:23
Localização: JANAS / SINTRA

Re: Saudações

Mensagempor Elisio » 19 Abr 2010, 13:49

Pedro Olá,

É verdade que nunca vi uma apresentação como a tua!!!! Fartaste-te de escrever ...

Embora respeitando a opinião de todos, como isto é o fórum das FJR's para mim não me passa pela cabeça outro conselho que não seja : Só tens 10 Opções possíveis e que são as seguintes motos :

FJR de 2001
FJR de 2002
FJR de 2003
FJR de 2004
FJR de 2005
FJR de 2006
FJR de 2007
FJR de 2008
FJR de 2009
e por fim a :
FJR 2010

Em turístico-desportivas uma coisa é certa, ou vais numa ou vais atrás de uma ...
Elisio
 

Próximo

Voltar para Apresentação e Boas-Vindas

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 24 visitantes

cron