Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Novo no fórum? apresenta-te aos restantes membros!
Só têm acesso aos restantes tópicos após registo aprovado pelo administrador.

Moderadores: mauricio, jfbb, Marinho

Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor naovaiserfacil » 11 Set 2012, 22:14

Boas:
A pedido e conselho de jfbb (administrador do site) aqui estou eu para apresentar mais o meu caso do que a minha pessoa propriamente dita.
Como ainda não tenho uma FJR, não me sinto (ainda) membro desta comunidade pelo que fico agora só com o caso. E o meu caso é o seguinte:
Como muitos, também eu aproveito desde Abril 2012 a facilidade de conduzir uma 125 apenas com a carta de condução para automoveis (B). Estamos a falar de cerca 4 meses de experiencia em duas rodas. Agora estou a negociar uma FJR pelo que agradecia que todos os que já possuem uma fossem até ao Tópico "sondagens" e deixassem por lá a vossa opinião sincera. Pedia para tentarem evitar palavras como "Irresponsavel" "maluquinho" "idiota" "doido" "excentrico". Mas se tiverem de as usar, é porque é mesmo necessario e então, sendo assim, podem usar. O que pretendia saber por exemplo é se a adaptação é fácil ou não e outras dicas importantes para um principiante.
Eu não conheço ninguem que tenha feito aquilo que eu quero fazer. E vocês?
Logo que tenha conseguido baixar o preço da maravilhosa FJR 1300 AS e fechado o negocio, ainda nessa noite venho cá para me apresentar e relatar como foram as primeiras impressões de a conduzir.
PS: Tinha esquecido de dizer que é uma 1300 AS e que já tirei a carta condução com a categoria AP.

02/11/2012
Boas:
Quero agradecer a todos os utilizadores as opiniões dadas neste forum.
Eu tinha consciência de que não iria ser fácil, aos 47 anos, pegar numa FJR e adaptar-me logo á mota.
Sabia também que com a potencia, peso e volume, não se podia brincar.
Talvez por isso é que estava à vontade por saber que não iria exagerar demais com a mota e teria muito respeito na estrada.
Iria conduzir com cuidado e sempre à espera do imprevisto.
Nos poucos Km que a conduzi, deu para ver que não era de brincadeira e tinha uma personalidade muito forte.
Não me lembro de estar tão tenso a conduzir uma mota. Nem no dia do meu exame de condução. Sentia a sua potencia com cada velocidade que engrenava.
Por outro lado, aconteceu o seguinte:
Fui fazer um teste drive com a honda nc 700 x.
Que diferença.
Não sei se consigo descrever por palavras o "ávontade" com que me senti em cima dela desde o primeiro momento. Mesmo parada. Dava a ideia de tudo estar no sitio certo (menos os piscas). Com os primeiros metros percorridos veio a confirmação de que era muito fácil de conduzir e não estava nada tenso. Ao fim de poucos Km já dava a sensação de que sempre a tinha conduzido. Nunca julguei que a adaptação fosse tão fácil e rápida.
Claro que encomendei a mota. Julgo que de uma forma mais consciente, esta é a minha primeira mota para mais tarde evoluir para a FJR.
Tenho a certeza de que esta mota me vai dar mais gozo conduzir do que a FJR actualmente. E é por isso que estou um pouco com o pé atrás. Eu tenho a noção de que vou exagerar mais um pouco na Honda do que iria fazer na FJR. Espero que exagere nos sítios e nos momentos certos. Julgo que não vou ter aquele respeito pela honda como iria ter pela FJR.
Mas uma coisa quase vos posso garantir. No prazo de 2 anos, e se a troika deixar, aqui estarei para me registar como utilizador deste forum e utilizador de um a FJR 1300.
A todos boas curvas e se virem por ai um rapaz bem parecido e simpático em cima de uma nc 700 x cinzenta, que não consegue tirar os olhos da vossa FJR, talvez seja eu.
Um abraço a todos
última vez editado por naovaiserfacil s 02 Nov 2012, 12:30, editado 1 vez no total
naovaiserfacil
 

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor Alberto Ramos » 13 Set 2012, 01:38

Boas Naovaiserfacil.

Bem vindo...
Feita Justamente p Rasgar
Avatar do utilizador
Alberto Ramos
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 358
Registado: 01 Ago 2010, 17:21
Localização: Setubal

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor Delfim Batista » 13 Set 2012, 22:12

Bem vindo Nãovaiserfácil,

... :shock: :o :roll: :D :D :clap: :clap: :welcome

Tenho dito!

Um abraço da invicta,
delfim
A paixão por "ela" aumenta em cada km percorrido
ImagemImagemImagem
Avatar do utilizador
Delfim Batista
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 221
Registado: 19 Abr 2007, 16:21
Localização: Porto

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor jad » 14 Set 2012, 08:04

Nãovaiserfácil

Não, não vai.
Ao contrário do meu amigo Alberto, acho um passo maior do que a perna.
Na minha opinião, deverá haver uma progressão de crescimento de cilindrada, peso e potência.
Há cerca de 20 e tal anos, quando retomei o andar de moto, comecei logo com uma TDM, tendo constatado não ter sido a melhor opção.
Cerca de dois anos depois, o problema estava superado, mas à custa de muito susto, muitos problemas, muitas situações delicadas, etc.
Escolhendo a FJR, e como se dizia antigamento, é assentar praça em general.
Mas como houve uns assim após a revolução, e deram-se bem, espero que te aconteça o mesmo, e sobretudo... Bem vindo.

Abraço
João Almeida Dias
Avatar do utilizador
jad
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1248
Registado: 23 Jun 2005, 08:59
Localização: Lisboa

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor rui braz » 14 Set 2012, 09:48

jad Escreveu:Nãovaiserfácil

Não, não vai.
Ao contrário do meu amigo Alberto, acho um passo maior do que a perna.
Na minha opinião, deverá haver uma progressão de crescimento de cilindrada, peso e potência.
Há cerca de 20 e tal anos, quando retomei o andar de moto, comecei logo com uma TDM, tendo constatado não ter sido a melhor opção.
Cerca de dois anos depois, o problema estava superado, mas à custa de muito susto, muitos problemas, muitas situações delicadas, etc.
Escolhendo a FJR, e como se dizia antigamento, é assentar praça em general.
Mas como houve uns assim após a revolução, e deram-se bem, espero que te aconteça o mesmo, e sobretudo... Bem vindo.

Abraço




+ 1


Benvindo !
Limites! Tem????
Avatar do utilizador
rui braz
FJRista cá da casa
FJRista cá da casa
 
Mensagens: 818
Registado: 14 Jun 2005, 20:14
Localização: Vila Nova Milfontes

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor Delfim Batista » 14 Set 2012, 16:51

jad Escreveu:Nãovaiserfácil

Não, não vai.
Ao contrário do meu amigo Alberto, acho um passo maior do que a perna.
Na minha opinião, deverá haver uma progressão de crescimento de cilindrada, peso e potência.
Há cerca de 20 e tal anos, quando retomei o andar de moto, comecei logo com uma TDM, tendo constatado não ter sido a melhor opção.
Cerca de dois anos depois, o problema estava superado, mas à custa de muito susto, muitos problemas, muitas situações delicadas, etc.
Escolhendo a FJR, e como se dizia antigamento, é assentar praça em general.
Mas como houve uns assim após a revolução, e deram-se bem, espero que te aconteça o mesmo, e sobretudo... Bem vindo.

Abraço


Concordo com o nosso amigo JAD.
É um passo muito grande que está a pensar dar. Não se esqueça da diferença abismal para a sua actual moto. A FJR muito facilmente atinge os 260KmH, mesmo com as malas e o vidro no seu ponto mais alto. A FJR é aquilo que o dono quer que ela seja. Mas para um iniciante pode acontecer o contrário e no caso de uma FJR AS...
Eu por exemplo comecei com uma DT50, depois veio a 1ªmoto uma CB500 :x , troquei por ZZR600 que amei e finalmente a cereja em cima do bolo a FJR.


Não desanime com as nossas opniões mas julgo que as solicitou precisamente para melhor refletir.

De qualquer forma, quer venha adequirir ou não a FJR, seja muito bem vindo a este cantinho muito especial.

Um abraço,
Delfim
A paixão por "ela" aumenta em cada km percorrido
ImagemImagemImagem
Avatar do utilizador
Delfim Batista
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 221
Registado: 19 Abr 2007, 16:21
Localização: Porto

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor Joao_Calado » 16 Set 2012, 11:47

jad Escreveu:Escolhendo a FJR (...) é assentar praça em general.

Gostei desta :twisted: :twisted: :twisted:
Saudações
João Calado
http://www.joaocalado.net
Imagem
Avatar do utilizador
Joao_Calado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1131
Registado: 19 Jun 2005, 04:29
Localização: Ericeira

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor Joao_Calado » 16 Set 2012, 11:49

Para apresentação acho um bocadinho fraca. Acabamos por não saber nem o nome. Apenas que pensa comprar uma FJR
Saudações
João Calado
http://www.joaocalado.net
Imagem
Avatar do utilizador
Joao_Calado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1131
Registado: 19 Jun 2005, 04:29
Localização: Ericeira

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor João Morgado » 18 Set 2012, 14:16

Bem vindo.
Cumprimentos

E com 3 letrinhas apenas... Se escreve o nome da melhor mota do Mundo!
Avatar do utilizador
João Morgado
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1421
Registado: 03 Fev 2006, 18:23
Localização: JANAS / SINTRA

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor antonio martins » 19 Set 2012, 18:44

Amigo vou aki deixar umas palavrinhas de ânimo.... eu ando de mota normalmente acompanhado por um companheiro e vizinho de seu nome Vitor ke tem uma bmw k lt 1200, um navio de 400 kg.... ora este meu amigo NUNCA tinha andado de mota até aos 45 anos, há 3 anos lembrou-se de tirar a carta, e comprou logo esta motita ke falei atrás..... e nunca teve problema nenhum..... este caso até é conhecido do João Almeida, as pessoas não são todas iguais.... felicidades e boas kurvas.
antonio martins
De passagem
 
Mensagens: 16
Registado: 16 Jul 2012, 19:22

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor Paulo Marques » 19 Set 2012, 21:43

Muito bem vindo a este cantinho muito especial,

Concordo inteiramente com o amigo JAD. :thumbup:
É uma evolução muito grande para a sua actual moto. A FJR é um porta-aviões... :D :D :D :D :D
Eu aconselho a passar por outras cilindradas inferiores até a LUZ :angel: :angel:
Um abraço, :welcome
última vez editado por Paulo Marques s 24 Out 2012, 20:32, editado 1 vez no total
Paulo Marques
It`s Time to Ride
Avatar do utilizador
Paulo Marques
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1159
Registado: 15 Nov 2006, 14:44
Localização: Lisboa

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor jlalmeida » 19 Set 2012, 22:37

antonio martins Escreveu:Amigo vou aki deixar umas palavrinhas de ânimo.... eu ando de mota normalmente acompanhado por um companheiro e vizinho de seu nome Vitor ke tem uma bmw k lt 1200, um navio de 400 kg.... ora este meu amigo NUNCA tinha andado de mota até aos 45 anos, há 3 anos lembrou-se de tirar a carta, e comprou logo esta motita ke falei atrás..... e nunca teve problema nenhum..... este caso até é conhecido do João Almeida, as pessoas não são todas iguais.... felicidades e boas kurvas.


Sim é verdade, e o Vitor até anda bem, nunca pensei que fosse a sua 1ª mota.
Também tenho um amigo mais novo pelos 35/37 que tirou a carta com essa idade e que comprou uma GS 1200.
Ao principio também tentei demove-lo da escolha, mas ele argumentou que já tinha alguma idade, ia usa-la apenas para passear, nas calmas.
Ele referiu também que não fazia sentido, estar a comprar uma coisa mais pequena quando sabia que não o ia satisfazer... E que ia deitar dinheiro à rua.

Acabei por concordar com ele...

Abraço
Avatar do utilizador
jlalmeida
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 473
Registado: 28 Out 2005, 16:38

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor cwar » 20 Set 2012, 09:46

Boas "nãovaiserfacil"

Desde já bem vindo as estas paragens...

Em relação à transição 125->FJR, a meu ver, tudo irá depender do que te for na alma quando tiveres em cima dela, pois à muitos anos atrás (quando era ainda puto :D ) também quis dar o salto de uma 125 (emprestada) para uma 500 por considerar que seria o melhor e acabei por comprar uma FZR 1000 (coisa parecida)...

Começar por cima tem as suas vantagens e desvantagens, sem dúvida alguma, mas nunca te deves esquecer de uma coisa, o andar de mota pode ter das suas, elas acontecem aos melhores e quando menos se espera, em motas grandes ou pequenas, por isso, respeitar a "menina" sempre para não se espantar e mandar uma pessoa para fora dela, de resto... boas curvas

Carlos Guerra
Carlos Humberto Guerra
Avatar do utilizador
cwar
FJRista
FJRista
 
Mensagens: 408
Registado: 27 Jun 2009, 10:06
Localização: Beja

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor antonio martins » 21 Set 2012, 08:54

Por outro lado ainda.....

Este companheiro já tem carta de mota AP o que quer dizer que fez exame numa 600.....

E nunca é de 125 para a FJR, mas sim de uma 600 para a FJR......

Faz toda a diferença.....

Abraço.
antonio martins
De passagem
 
Mensagens: 16
Registado: 16 Jul 2012, 19:22

Re: Homem 47 anos sem experiência de moto compra uma FJR

Mensagempor xuma » 24 Out 2012, 20:10

Que seja bem bindo.
A AS pelo menos é mais parecida com a 125 :twisted: (hehe, vem ai barulho)
Aconselho a colocares os cogumelos na mota ... não querendo dizer nada :roll:
Xuma
Winda '02
Porto
Avatar do utilizador
xuma
FJRista-Mor
FJRista-Mor
 
Mensagens: 1994
Registado: 28 Jun 2005, 19:57
Localização: Porto

Próximo

Voltar para Apresentação e Boas-Vindas

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron