Boas, o meu nome é José Guedes, sou de Faro e um novo proprietário de uma bela FJR AZULINHA, que adquiri já com alguns anos (de 2001), mas com poucos quilómetros (14852 KM).
Tendo descoberto o mundo do motociclista há bem pouco tempo (cerca de 2 anos), porque como sou vendedor tenho que andar sempre de carro e farto de filas de transito, farto de tentar arranjar estacionamento o mais perto possível dos meus clientes, farto de pagar estacionamento e de ter o stress de epá já passou o tempo e o sapo da emel ou outra qualquer por esse país fora já me multou e farto de andar a pé para chegar aos clientes..... comecei a olhar para as motas que estavam em cima do passeio em frente aos clientes e.....passado um tempo....fez-se luz.... e que tal comprar uma mota....porreiro pá....só há um problema.....pois é, a tété....tem aversão a todos os veículos motorizados com menos de 4 rodas...(tarefa complicada); mas depois de muita persuasão mesmo muita, até com formulas matemáticas em que bastava visitar mais um cliente por dia e a mota pagava-se a ela...lá consegui comprar uma T-Max usada.
A T-Max é adorável foi uma óptima mota e depois de ter 125.000 Km achei que estava na altura de mudar...mudar para o quê...outra scooter ou uma mota "maior"... o que eu acho importante numa mota, fiabilidade (faço cerca de 5000 Km mensais não posso estar sempre na oficina), conforto, bagagem, preço.
Então comecou a difícil tarefa de escolher um veiculo de trabalho, usado, comecei com:
Tmax - não, por causa da bagagem
Burgman 650 - é uma hipótese
Fazer e CBF - não, desconfortáveis com o vento
BMW ( Gt e RT) - não, manutenção e preço de aquisição elevado
PAN - não, a baixas velocidades(cidade) complicada de manobrar
Fjr - não, preço de aquisição elevado.
Ok, tinha um problema, senão quando nas vésperas de natal passei por uma oficina em Albufeira e o srº disse-me, tá aí um tipo que tem uma FJR com poucos Km's e quer pouco dinheiro por ela porque não a usa,nesse dia fui ver a mota estava impecável sem um risco com as malas laterais dentro das caixas sem nunca terem sido usadas, nos últimos 2 anos fez 340 KM's, tinha um regulador de corrente para a bateria, com pó a montes, ligou-se a chave e trabalhou logo....um espectáculo...pensei é a minha mota... 2 minutos depois, negócio feito por 5000 €.
Por problemas burocráticos só fui buscar buscar a mota a 10 de Fevereiro já fiz 2500 Km's...é uma delicia, potencia, curva muito bem, segura, confortável, consome o mesmo que a Tmax, estou maravilhado....com um senão só tem 5 mudanças (quantas marteladas eu já dei no pedal das mudanças....em 5ª a 4000 rpm vai a 110 Km/h)
O forum em muito contribuiu para a minha decisão pelos sábios contributos de quem vive com as nossas "babes"...quando estava a colocar um par de pneus 023 GT caríssimos (estava habituado à Tmax) aparece uma azulinha na oficina para colocar ar para ir fazer umas curvas à serra em véspera de Carnaval, era o Marinho (já tinha lido tantas coisas dele e de todos os outros que parece que já os conheço a todos), mostrei-lhe a azulinha e ele aprovou a máquina.
Desculpem este testamento mas tudo isto foi para explicar como vi a LUZ....
Zé Guedes